Cirurgia Vascular
A cirurgia endovascular é uma subespecialidade da cirurgia vascular, responsável pelo tratamento das doenças arteriais e venosas, com técnicas minimamente invasivas. Para tal, utiliza-se de uma máquina de hemodinâmica ( fluoroscopia ), e através de catéteres, pode-se diagnosticar e tratar muitas doenças vasculares periféricas. Esta técnica permite que o paciente seja tratado com muito mennos agressão cirúrgica, evitando-se grandes incisões, permitindo um menor tempo cirúrgico, menor tempo de internação e um retorno às atividades habituais mais rapidamente.
O ambiente usado para este tratamento tanto pode ser a sala de hemodinâmica como o centro cirúrgico. O procedimento é feito mais comumente pelo cateterismo (punção) dos vasos ou ainda pequenas incisões cirúrgicas, na maioria das vezes sob anestesia local, sempre com o acompanhamento do anestesiologista.
Os sintomas arteriais mais comuns são a claudicação (dor na musculatura das pernas em caminhadas) e as úlceras isquêmicas.
As patologias arteriais tratadas são principalmente as obstrutivas ( que não permitem a passagem do sangue em quantidade adequada ) e as aneurismáticas ( dilatações ).
Para o tratamento endovascular das obstruções, com frequência, utilizamos os balões de angioplastia e os "stents" (pequena estrutura metálica usada para manter o vaso aberto no calibre desejado) e para o tratamento dos aneurismas utilizamos as endopróteses, que são stents metálicos recobertos co materiais impermeáveis. As doenças venosas, como as tromboses ou tromboembolismo pulmonar, também podem ser tratadas pela técnica endovascular, e, através de cateteres especiais, injetamos uma substância que atua dissolvendo os trombos ( coágulos ), possibilitando a recanalização dos vasos.
MAIS DETALHES