Sobre o Procedimento


Do que se trata

O mioma (ou leiomioma) é um tumor benigno que se forma a partir do músculo que reveste a parede do útero, chamado miométrio. Acomete aproximadamente 20 a 25% das mulheres, sendo mais frequente em negras, com histórico familiar da doença e sem filhos.

Os miomas surgem e crescem dependendo dos hormônios femininos, que são produzidos durante o período fértil; por este motivo, o mais comum é que eles apareçam durante a vida adulta, entre a primeira menstruação e a menopausa.

Raramente são únicos, e podem apresentar-se com tamanhos variáveis e em qualquer porção do útero.

Ainda não se sabe ao certo qual ou quais as causas do mioma, mas acredita-se que fatores genéticos e ação do estrogênio estejam relacionados. 

Os miomas não são tumores malignos. 


 
TEMPO DE INTERNAÇÃO

30 minutos a 2 horas

HOSPITALIZAÇÃO

24 horas

EFEITOS

3 meses a 1 ano

ANESTESIA

Peridural ou Raquidiana

RECUPERAÇÃO

Cerca de 10 dias

RESULTADOS

Duradouros

Ainda tem dúvidas?

Envie suas perguntas para o Dr. Luiz Otavio

Nome E-mail Telefone Observações

 

Como diagnosticar

A melhor forma de saber é realizando exames ginecológicos preventivos, pelo menos, uma vez por ano. Assim, qualquer anomalia pode ser detectada de forma precoce.

Mas, entre uma prevenção e outra, você pode sentir alguns sintomas ou apresentar alguns sinais como:

•    Sangramento vaginal exagerado com presença de coágulos;
•    Constipação intestinal;
•    Incontinência urinária;
•    Cólicas menstruais;
•    Dor pélvica.

Em muitos casos, os miomas não apresentam nenhum sintoma, o que pode levar ao diagnostico tardio, dificultando o tratamento e, muitas vezes, agravando o caso, impedindo a mulher de engravidar.


Tratamento

Basicamente, o mecanismo da embolização de mioma uterino é bem simples de ser compreendido. O médico especialista consegue reduzir o fluxo sanguíneo que alimenta o mioma fazendo com que ele diminua naturalmente. 

O que muitas mulheres não sabem é que hoje é perfeitamente possível fazer o mioma regredir com técnicas menos invasivas. 
 

 
 
PERGUNTAS FREQUENTES

Dúvidas sobre Embolização de Mioma

Esse procedimento é seguro?
Por ser ainda um procedimento pouco conhecido entre as pessoas, muita gente fica em dúvida sobre o assunto e não sabe se é algo seguro ou não. A embolização uterina é uma intervenção totalmente segura. Eficiente, apresenta resultados excelentes e oferece uma quantidade muito menor de riscos à saúde em comparação à cirurgia invasivas, muito frequentes no passado. O procedimento pode causar dores leves ou algum desconforto, mas isso pode ser resolvido por meio do uso de medicamentos como anti-inflamatórios e analgésicos.
Quanto tempo vou precisar ficar internada?
Como se trata de uma técnica minimamente invasiva, a paciente só precisa ficar interna de 12 a 24 horas após o procedimento. Já no dia seguinte, é possível caminhar normalmente, mas é recomendado que fique sem dirigir por, pelo menos 1 dia e sem praticar atividades físicas por 7 dias.
Pode ser aplicada em mulheres que ainda desejam engravidar?
Em alguns casos é possível utilizar a técnica de embolização uterina e manter o útero para uma futura gestação. Por exemplo, se você tiver múltiplos nódulos e que não possam ser removidos cirurgicamente sem o risco de perder o útero, a embolização é a técnica mais indicada.
É ideal para quem não quer mais ter filhos?
A situação ideal para aplicar a técnica é justamente essa: uma mulher que não quer mais ter filhos, mas está com mioma e sangramentos constantes por conta disso. Com a embolização é possível eliminar os sinais e sintomas da condição sem precisar fazer uma histerectomia, ou seja, a remoção do útero.
Quais as vantagens de fazer essa técnica de embolização de mioma?
Além do fato de ser uma técnica minimamente invasiva, a embolização uterina consegue oferecer diversos outros benefícios. Vejamos quais são eles.
Quando o mioma é perigoso?
Muitas mulheres se assustam quando recebem o diagnóstico de mioma no útero por acharem que se trata de um câncer. Mas não há razão para pânico: miomas não se transformam em tumores malignos e não aumentam o risco de ter câncer de colo do útero, o que significa que não representam uma ameaça grave à saúde.
A embolização pode provocar alterações hormonais?
A maioria das pacientes que realizam o procedimento voltam a ter a sua menstruação normal, com redução do sangramento, quando este é exagerado no pré operatório. Cerca de 10% das pacientes experimentam ciclos irregulares, até 6 meses após o procedimento, com a regularização completa, acontecendo de acordo com o passar dos meses.
De que tamanho ficam os miomas e o útero após a embolização?
A experiência clínica e de estudos demostram que a embolização produz uma redução do tamanho uterino de aproximadamente 50% nas primeiras 12-24 semanas e esta diminuição continua durante o primeiro ano após o procedimento. Já a redução de tamanho dos nódulos é bastante variável. Ela acontece de modo diferente, no que se refere ao tamanho. Os nódulos que apresentam um tamanho maior em alguns casos desaparecem por completo. Todavia o mais comum é observar uma redução de aproximadamente 65% durante os três primeiros meses após a embolização.
VEJA TAMBÉM

Outros procedimentos

Embolização de Próstata

A hiperplasia prostática benigna, conhecida como HPB é um tipo o tumor benigno mais frequente na população masculina. A doença é de alta prevalência e acomete homens a partir dos 50 anos.

VER PROCEDIMENTO TIRE SUAS DÚVIDAS
Embolização de malformação arteriovenosa

A malformação arteriovenosa (MAV) é basicamente uma conexão anormal entre artérias e veias. As MAVs não apresentam sintomas específicos e por isso são descobertas por acaso.

VER PROCEDIMENTO TIRE SUAS DÚVIDAS
Aneurismas Aórticos

O aneurisma surge quando há uma dilatação anormal da parede de alguma artéria do nosso organismo. Diversos fatores de risco, associados ou não, podem causar a dilatação da parede arterial, sendo alguns deles: tabagismo, hipertensão, dislipidemia e doenças do colágeno. Geralmente, o aneurisma aumenta de maneira gradual e silenciosa, ou seja, sem sintomas.

VER PROCEDIMENTO TIRE SUAS DÚVIDAS