Sobre o Procedimento
Do que se trata
O mioma (ou leiomioma) é um tumor benigno que se forma a partir do músculo que reveste a parede do útero, chamado miométrio. Acomete aproximadamente 20 a 25% das mulheres, sendo mais frequente em negras, com histórico familiar da doença e sem filhos.
Os miomas surgem e crescem dependendo dos hormônios femininos, que são produzidos durante o período fértil; por este motivo, o mais comum é que eles apareçam durante a vida adulta, entre a primeira menstruação e a menopausa.
Raramente são únicos, e podem apresentar-se com tamanhos variáveis e em qualquer porção do útero.
Ainda não se sabe ao certo qual ou quais as causas do mioma, mas acredita-se que fatores genéticos e ação do estrogênio estejam relacionados.
Os miomas não são tumores malignos.

30 minutos a 2 horas

24 horas

3 meses a 1 ano

Peridural ou Raquidiana

Cerca de 10 dias

Duradouros
Ainda tem dúvidas?
Envie suas perguntas para o Dr. Luiz Otavio
Como diagnosticar
A melhor forma de saber é realizando exames ginecológicos preventivos, pelo menos, uma vez por ano. Assim, qualquer anomalia pode ser detectada de forma precoce.
Mas, entre uma prevenção e outra, você pode sentir alguns sintomas ou apresentar alguns sinais como:
• Sangramento vaginal exagerado com presença de coágulos;
• Constipação intestinal;
• Incontinência urinária;
• Cólicas menstruais;
• Dor pélvica.
Em muitos casos, os miomas não apresentam nenhum sintoma, o que pode levar ao diagnostico tardio, dificultando o tratamento e, muitas vezes, agravando o caso, impedindo a mulher de engravidar.
Tratamento
Basicamente, o mecanismo da embolização de mioma uterino é bem simples de ser compreendido. O médico especialista consegue reduzir o fluxo sanguíneo que alimenta o mioma fazendo com que ele diminua naturalmente.
O que muitas mulheres não sabem é que hoje é perfeitamente possível fazer o mioma regredir com técnicas menos invasivas.
PERGUNTAS FREQUENTES
Dúvidas sobre Embolização de Mioma
VEJA TAMBÉM
Outros procedimentos

Embolização de Próstata
A hiperplasia prostática benigna, conhecida como HPB é um tipo o tumor benigno mais frequente na população masculina. A doença é de alta prevalência e acomete homens a partir dos 50 anos.

Embolização de Hemangioma
Um hemangioma se caracteriza por um acúmulo anormal de vasos sanguíneos na pele ou nos órgãos internos que pode ocorrer em qualquer parte do corpo. Ele geralmente leva ao aparecimento de uma área inchada e com uma mancha avermelhada ou arroxeada, que variam bastante em tamanho, forma e cor.

Embolização de malformação arteriovenosa
A malformação arteriovenosa (MAV) é basicamente uma conexão anormal entre artérias e veias. As MAVs não apresentam sintomas específicos e por isso são descobertas por acaso.