Sobre o Procedimento
Do que se trata
O mioma (ou leiomioma) é um tumor benigno que se forma a partir do músculo que reveste a parede do útero, chamado miométrio. Acomete aproximadamente 20 a 25% das mulheres, sendo mais frequente em negras, com histórico familiar da doença e sem filhos.
Os miomas surgem e crescem dependendo dos hormônios femininos, que são produzidos durante o período fértil; por este motivo, o mais comum é que eles apareçam durante a vida adulta, entre a primeira menstruação e a menopausa.
Raramente são únicos, e podem apresentar-se com tamanhos variáveis e em qualquer porção do útero.
Ainda não se sabe ao certo qual ou quais as causas do mioma, mas acredita-se que fatores genéticos e ação do estrogênio estejam relacionados.
Os miomas não são tumores malignos.
30 minutos a 2 horas
24 horas
3 meses a 1 ano
Peridural ou Raquidiana
Cerca de 10 dias
Duradouros
Ainda tem dúvidas?
Envie suas perguntas para o Dr. Luiz Otavio
Como diagnosticar
A melhor forma de saber é realizando exames ginecológicos preventivos, pelo menos, uma vez por ano. Assim, qualquer anomalia pode ser detectada de forma precoce.
Mas, entre uma prevenção e outra, você pode sentir alguns sintomas ou apresentar alguns sinais como:
• Sangramento vaginal exagerado com presença de coágulos;
• Constipação intestinal;
• Incontinência urinária;
• Cólicas menstruais;
• Dor pélvica.
Em muitos casos, os miomas não apresentam nenhum sintoma, o que pode levar ao diagnostico tardio, dificultando o tratamento e, muitas vezes, agravando o caso, impedindo a mulher de engravidar.
Tratamento
Basicamente, o mecanismo da embolização de mioma uterino é bem simples de ser compreendido. O médico especialista consegue reduzir o fluxo sanguíneo que alimenta o mioma fazendo com que ele diminua naturalmente.
O que muitas mulheres não sabem é que hoje é perfeitamente possível fazer o mioma regredir com técnicas menos invasivas.
PERGUNTAS FREQUENTES
Dúvidas sobre Embolização de Mioma
VEJA TAMBÉM
Outros procedimentos
Embolização de Próstata
A hiperplasia prostática benigna, conhecida como HPB é um tipo o tumor benigno mais frequente na população masculina. A doença é de alta prevalência e acomete homens a partir dos 50 anos.
Embolização de malformação arteriovenosa
A malformação arteriovenosa (MAV) é basicamente uma conexão anormal entre artérias e veias. As MAVs não apresentam sintomas específicos e por isso são descobertas por acaso.
Aneurismas Aórticos
O aneurisma surge quando há uma dilatação anormal da parede de alguma artéria do nosso organismo. Diversos fatores de risco, associados ou não, podem causar a dilatação da parede arterial, sendo alguns deles: tabagismo, hipertensão, dislipidemia e doenças do colágeno. Geralmente, o aneurisma aumenta de maneira gradual e silenciosa, ou seja, sem sintomas.