Sobre o Procedimento
Sobre o Procedimento
A malformação arteriovenosa é uma lesão congênita, que pode estar presente desde o nascimento, mas normalmente, e os sintomas podem aparecer precoce ou tardiamente(entre os 20 e 40 anos)
A embolização é realizada através da cateterização da artéria e/ou da veia próximo ao ponto onde se comunicam com o nidus ( núcleo ), visando interromper esta comunicação com agente embolizante (mola, partículas, cola, etc ).
Mínimo 2 horas.
2 a 3 dias.
1 semana.
Geral.
1 semana.
Duradouros.
Ainda tem dúvidas?
Envie suas perguntas para o Dr. Luiz OtavioComo Diagnosticar
A malformação arteriovenosa pode ser diagnosticada através de uma Ressonância Magnética ou pela Angiotomografia Computadorizada.
Mesmo os que não apresentam sintomas podem ser diagnosticados através dos exames, são os diagnósticos de MAVs incidentais.
Além destes exames, a Arteriografia é um excelente exame para determinar a estrutura da malformação, os vasos afetados e o planejamento do tratamento.
Tratamento
Dependendo do tamanho, o tratamento da malformação arteriovenosa, necessita de mais de uma sessão de embolização, podendo ser 2 ou mais.Toda sessão de tratamento endovascular de uma MAV é realizada na sala de hemodinâmica.
Normalmente a punção da artéria femoral é realizada ao nível da região inguinal, permitindo a colocação de um cateter guia que é navegado até a origem de um dos vasos que destina à vascularização.
Por este cateter guia, um microcateter é colocado e navegado pelos vasos de maneira a chegar até o centro da MAV. A progressão do microcateter é acompanhada por monitores de vídeo que transmitem a imagem captada pelo Raio-X digital ( escopia ).
Logo que posicionado o micro cateter é realizada a injeção do agente embólico, e ao final o microcateter é retirado.
PERGUNTAS FREQUENTES
Dúvidas sobre Embolização de malformação arteriovenosa
VEJA TAMBÉM
Outros procedimentos
Embolização de Próstata
A hiperplasia prostática benigna, conhecida como HPB é um tipo o tumor benigno mais frequente na população masculina. A doença é de alta prevalência e acomete homens a partir dos 50 anos.
Embolização de malformação arteriovenosa
A malformação arteriovenosa (MAV) é basicamente uma conexão anormal entre artérias e veias. As MAVs não apresentam sintomas específicos e por isso são descobertas por acaso.
Aneurismas Aórticos
O aneurisma surge quando há uma dilatação anormal da parede de alguma artéria do nosso organismo. Diversos fatores de risco, associados ou não, podem causar a dilatação da parede arterial, sendo alguns deles: tabagismo, hipertensão, dislipidemia e doenças do colágeno. Geralmente, o aneurisma aumenta de maneira gradual e silenciosa, ou seja, sem sintomas.