Sobre o Procedimento


Do que se trata
A embolização é a injeção de elementos ou substâncias com intuito de bloquear ou diminuir o fluxo de sangue que chega às células cancerígenas no fígado.

Ela pode ser usada para tumores grandes (geralmente maiores do que 5 cm de diâmetro) e que não podem ser tratados por ablação, que não podem ser removidos cirurgicamente.

A embolização reduz parcialmente o abastecimento de sangue para o tecido hepático normal, por isso não é uma boa opção para alguns pacientes cujo fígado está afetado por doenças como hepatite ou cirrose.

Embolização da veia porta é um procedimento que permite o crescimento do futuro fígado remanescente, sustentando assim a possibilidade de extensa ressecção hepática em pacientes com volume previsível de fígado remanescente insuficiente.





 
TEMPO DE INTERVENÇÃO

Cerca de 2 horas.

HOSPITALIZAÇÃO

24 horas.

EFEITOS

Imediatos.

ANESTESIA

Local.

RECUPERAÇÃO

2 a 7 dias.

RESULTADOS

Duradouros.

Ainda tem dúvidas?

Envie suas perguntas para o Dr. Luiz Otavio

Nome E-mail Telefone Observações

Tratamento

Uma das alternativas para tornar a cirurgia de cancer de fígado viável é a embolização portal pré operatória.

Ela tem por objetivo  provocar um crescimento hepático da porção do fígado que permanecerá após a cirurgia, garantido ao paciente que haja, portanto tecido hepático em quantidade suficiente para manter o seu adequado funcionamento.

A embolização é realizada acessando a veia porta de forma percutânea por acesso transparietohepático, permitindo progredir cateteres através dos quais se administram material embólico.
 
PERGUNTAS FREQUENTES

Dúvidas sobre Embolização de Veia Porta

Quando é indicado a embolização da veia porta?
Embolização da Veia Porta é indicada para aumentar a possibilidade de ressecção de um câncer no fígado. Ela deve ser realizada 4-6 semanas antes da cirurgia de ressecção tumoral. O princípio desta técnica é que 80% do sangue que entra no fígado vem pela veia porta, e 20% pela artéria hepática.
Como desobstruir a véia porta?
É necessário tratamento. Um dos meios de tratamento é procurar reduzir a pressão na veia porta para impedir os sangramento das veias varicosas do esôfago. O médico geralmente fecha em primeiro lugar as veias varicosas por meio da aplicação de ligaduras elásticas ou injetando nelas substâncias químicas através de um endoscópio.
Para que serve a embolização?
A embolização é a injeção de elementos ou substâncias com intuito de bloquear ou diminuir o fluxo de sangue que chega às células cancerígenas no fígado. A embolização é uma opção para pacientes cujos tumores não podem ser removidos cirurgicamente.
O que é procedimento de embolização?
Procedimento aplicado clinicamente há mais de 30 anos, a embolização consiste na obstrução intencional de um vaso em uma determinada região do corpo, a fim de impedir o fluxo sanguíneo nesse local.
Para quem é indicado o procedimento?
Este procedimento é indicado, de forma pré-operatória principalmente para pacientes que serão submetidos a grandes ressecções hepáticas para o tratamento de tumores.
Quanto tempo depois do procedimento o paciente tem alta?
Geralmente o paciente possui uma permanência hospitalar de 24H, pois o procedimento é realizado através de sedação e anestesia local.
VEJA TAMBÉM

Outros procedimentos

Embolização de Próstata

A hiperplasia prostática benigna, conhecida como HPB é um tipo o tumor benigno mais frequente na população masculina. A doença é de alta prevalência e acomete homens a partir dos 50 anos.

VER PROCEDIMENTO TIRE SUAS DÚVIDAS
Embolização de Hemangioma

Um hemangioma se caracteriza por um acúmulo anormal de vasos sanguíneos na pele ou nos órgãos internos que pode ocorrer em qualquer parte do corpo. Ele geralmente leva ao aparecimento de uma área inchada e com uma mancha avermelhada ou arroxeada, que variam bastante em tamanho, forma e cor.

VER PROCEDIMENTO TIRE SUAS DÚVIDAS
Embolização de malformação arteriovenosa

A malformação arteriovenosa (MAV) é basicamente uma conexão anormal entre artérias e veias. As MAVs não apresentam sintomas específicos e por isso são descobertas por acaso.

VER PROCEDIMENTO TIRE SUAS DÚVIDAS